GPTW: Fortes Tecnologia é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará

Por Priscila Ribeiro Publicado em 11.12.2019

gptw-fortes-tecnologia-e-uma-das-melhores-empresas-para-trabalhar-no-ceara gptw-fortes-tecnologia-e-uma-das-melhores-empresas-para-trabalhar-no-ceara

Em 2019, ano em que completa 30 anos de atuação, a Fortes Tecnologia foi contemplada com mais um marco em sua história. Em sua primeira participação, a empresa entrou no ranking das melhores empresas para trabalhar no Ceará.

Mas antes de mostrar a nossa vitória, precisamos resgatar um pouco de como chegamos até aqui.

 

 

O sonho de um inquieto visionário

É assim que é chamado José Carlos Fortes. O inquieto visionário, contador, advogado, matemático, professor, José ou, simplesmente, Zé.

José começou sua carreira como professor universitário nos cursos de Informática, Ciências Contábeis e Direito. Aliado a sua experiência profissional como contador, vislumbrava ser um produtor de tecnologia. Para isso, convidou dois de seus alunos, Jorge e Sabino, nos quais ele enxergava enorme potencial, para abrir uma empresa com o foco em ajudar os profissionais a crescerem em seu próprio negócio. Já com a classe estudantil, decidiu doar todos os sistemas que ele mesmo desenvolvia como forma de ajudar os estudantes a assimilarem melhor a teoria com a prática vista em sala de aula.

Foi aí que ele descobriu que, na verdade, ele era um produtor de conhecimento.

Ter sucesso é fazer o que se gosta

Tudo começou numa pequena sala em um prédio comercial no centro de Fortaleza. Até conseguirem o primeiro cliente, durou cerca de dois anos. Mas José nunca desistiu. “Tudo foi conquistado com muito esforço, dedicação e carinho. Tudo que a gente fazia e faz até hoje tem muito amor envolvido. E desde que comecei, sei que a gente nunca faz nada sozinho. Sempre procurei manter vínculos com as pessoas. Abraçar algo que se gosta, trabalhar muito e se cercar de profissionais comprometidos sempre foi o combustível para eu sempre persistir”, concluiu.

GPTW: Fortes Tecnologia é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará 1

Hoje, quando perguntado o que é sucesso, José não hesita. “Conquistar a felicidade financeira? Faz parte, mas nem tudo que planejei deu certo, e muita gente já desiste no primeiro declínio. Agora se você me disser que sucesso é fazer exatamente o que se gosta, eu sou alguém plenamente realizado”.

 

 

A cultura da valorização do colaborador

No início da década de 90, mais dois sócios chegaram para completar o time: Tales e Ronaldo. E juntos, desenvolveram e cresceram o mix de segmentos oferecidos aos clientes. Agora a Fortes oferecia, além do Contábil, soluções em Gestão Financeira, Gestão de Transporte e Logística e Gestão de Pessoas.

GPTW: Fortes Tecnologia é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará 2

Da esquerda para a direita: Sabino Cassiano (CEO), Ronaldo Moreira (Chief Technology Officer), José Carlos Fortes (Founder & Chairman), Clavius Tales (Diretor de Engenharia) e Jorge Cysne (VP de Negócios).

O crescimento latente da empresa se refletia também no quadro de colaboradores e fronteiras de novos clientes que poderia atender. Então, em 1993, foi inaugurada a unidade da Fortes Tecnologia de Teresina. Foi a primeira de 30 unidades de negócios presentes em todas as regiões do Brasil. O gestor de Teresina é o Walfran, colaborador que começou como aluno e estagiário do José.

“Isso é uma cultura. A capacitação e desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para que cresçam internamente e construam sua própria história de sucesso. Para que nossos clientes se sintam felizes conosco, me certifico primeiro se meus colaboradores estão realizados e felizes”.

Há mais de 15 anos, o setor de Desenvolvimento Humano da Fortes aplica a pesquisa de clima organizacional com os colaboradores. Entre os principais resultados, no quesito “orgulho de pertencer”, o índice atinge a marca de 90%.

GPTW: Fortes Tecnologia é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará 3

Principais palavras encontradas nas respostas dos fanfortes

A conquista do GPTW no Ceará

O GPTW ou “Great Place to Work” é uma autoridade global no mundo do trabalho e de especialistas que transformam organizações em melhores lugares para trabalhar. As empresas que participam do processo de certificação e premiação passam por sólidos critérios de exigência. E em seu primeiro ano de participação, a Fortes Tecnologia já entra no ranking cearense.

“Esse resultado atesta exatamente cada um que tá ali somando, que batalha e que entrega o seu coração e o seu melhor em tudo que faz. Definitivamente somos um time constituído das melhores pessoas, por isso a minha palavra é gratidão. Agradeço a todos que fizeram a Fortes chegar até aqui com seu profissionalismo e amor, pois são esses os ingredientes que nos fazem a tecnologia que aproxima”, diz Socorro Silveira, diretora de Desenvolvimento Organizacional.

“É uma honra conquistar mais esse prêmio em nossos 30 anos de trabalho desenvolvido. Uma empresa é feita de pessoas, sobretudo a Fortes Tecnologia, que agora está comprovada de que é uma empresa feita de pessoas felizes. Todos os nossos fanfortes são merecedores desse resultado”, afirma José Carlos Fortes, founder & chairman.

Através do depoimento sobre o sentimento positivo que fazer parte deste prêmio causa aos funcionários, a Fortes também foi notícia no Jornal O POVO, um dos maiores veículos de comunicação do país, através da Coordenadora de Marketing Myrna Lopes:

GPTW: Fortes Tecnologia é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará 4

Veja a notícia na íntegra aqui.


Compartilhe: