Conexão Fortes RJ e SP: Fortes Tecnologia apresenta as tendências para o mercado contábil

Por Priscila Ribeiro Publicado em 14.09.2018

Conexão-Fortes-RJ Conexão-Fortes-RJ

Seguindo uma tradição de trazer à tona temas importantes para todo o mercado, o Conexão Fortes, realizado pela Fortes Tecnologia nos dias 03 e 04 de setembro no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. A discussão que palco do evento foi “Contador 4.0: Da automação dos negócios à hiperconectividade”.

Fortes Tecnologia apresenta o futuro do ambiente contábil

Foram 8 horas de eventos nas duas cidades, 6 palestrantes e vários convidados presentes para uma das discussões mais importantes para o mercado contábil atual: o futuro desse segmento frente às novas tecnologias que estão cada vez mais perto e ativas no nosso dia a dia e como os contadores podem oferecer serviços de mais alto valor para seus clientes.  

Conexão Fortes RJ e SP: Fortes Tecnologia apresenta as tendências para o mercado contábil 1

José Carlos Fortes, CEO da Fortes Tecnologia

“Nosso objetivo com esses eventos foi permitir que os participantes discutissem e atualizassem seus conhecimentos. Abordamos temas relativos à inovação, gestão e vários outros pontos que são fundamentais ao novo momento pelo qual o mercado contábil vem passando e fico muito feliz com o sucesso dos dois eventos”, conclui José Carlos Fortes, CEO da empresa.

 

 

Convidados especiais

O Conexão Fortes Rio e SP  contou com a presença de importantes participantes, como  Vicente Sevilha, que administra a Sevilha Contabilidade, uma rede de franquias com mais de 30 escritórios em todo o Brasil. 

Sevilha abordou em sua palestra a importância da robotização para as atividades rotineiras dos contadores, o que permitirá que esses profissionais ganhem tempo para oferecer um trabalho mais consultivo a seus clientes.

Conexão Fortes RJ e SP: Fortes Tecnologia apresenta as tendências para o mercado contábil 2

Vicente Sevilha

“A todo momento, vemos novas tecnologias nos desafiando, a exemplo das grandes revoluções geradas por empresas digitais como Netflix, Uber, Airbnb etc. E o mundo dos contadores também deve prestar atenção a questões como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e robotização”, explica Sevilha.

Segundo ele, todas essas tecnologias passam pelo nosso dia a dia e temos que aprender a tirar proveito delas e principalmente saber como atender melhor nossos clientes a partir delas.

“Muitos profissionais preferem se fechar para as novidades achando que a tecnologia é uma ameaça para o seu negócio. Mas a verdadeira ameaça é você não entender as necessidades dos seus clientes e não se atualizar”, destacou.

Saber aproveitar a tecnologia

Outro participante do Conexão Fortes Rio foi Hélio Donin, diretor de Tecnologia da Fenacon – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Conexão Fortes RJ e SP: Fortes Tecnologia apresenta as tendências para o mercado contábil 3

Hélio Donim

Donin falou sobre a necessidade de todos os profissionais do mercado trabalharem para melhorar os processos de relacionamento no dia a dia com os clientes, porque o digital chegou para ficar.

“A tecnologia não pode ser vista como uma inimiga. Ela ajuda a todos a melhorar os resultados, entregar mais qualidade, ter mais velocidade, reduzir custos, conquistar mais competitividade e oportunidades de novos negócios. Está havendo uma digitalização da estrutura fiscal e contábil ao longo dos anos e não podemos ficar de fora, porque a concorrência também está se atualizando”, explicou.

A transformação na contabilidade

Roberto Dias Duarte, mentor de negócios para empresários da contabilidade, foi outro destaque do Conexão Fortes em São Paulo. “O Conexão Fortes foi sensacional. A participação de todos os profissionais envolvidos contribuiu muito para a discussão”, avalia.

Segundo ele, a Tecnologia é um agente da transformação que está ocorrendo no setor de prestação de serviços contábeis.

“A questão é que adoramos mudanças, mas não gostamos de mudar. E na verdade, não é a tecnologia que está mudando o mercado. O mercado está mudando, no sentido de profissionalização e concentração de empresas, e é preciso agregar eficiência para as tarefas repetitivas de menor valor percebido para o cliente”.

Conexão Fortes RJ e SP: Fortes Tecnologia apresenta as tendências para o mercado contábil 4

Roberto Dias Duarte

De acordo com Duarte, o mercado de serviços contábeis no mundo soma 464 bilhões de dólares, mas 87% das receitas ainda vêm do nível de serviço básico, que é a conformidade legal.

“Nosso desafio agora é subir para o nível de consultoria, para a melhoria de desempenho das empresas, aconselhamento estratégico e planejamento de futuro, que são os serviços de mais alto valor”, destaca.

Inovação na contabilidade: A mudança real

Convidado especial dos dois eventos, do Rio e de São Paulo, Cristiano Freitas é um profissional com larga experiência na área tributária, especialmente em negócios web e tecnologia.

Cristiano apresentou em suas palestras como ele está utilizando a tecnologia para entregar um serviço diferenciado para seus clientes.

Conceito Inbound Marketing

Ele também mostrou como utiliza o conceito de inbound marketing para conquistar novos clientes para a sua empresa, a Syhus, que oferece serviços de contabilidade exclusivamente para startups e empresas de base tecnológica.

Conexão Fortes RJ e SP: Fortes Tecnologia apresenta as tendências para o mercado contábil 5

Ele se mostrou muito feliz em ter participado dos eventos.

“Acho que a iniciativa de fidelizar e trazer conceitos de mudança de tecnologia e tendências de mercado para contadores, agrega muito. Pudemos sentir na pele qual a necessidade que os contadores têm tido e ver como essa aproximação acontece”, destaca.

Cristiano ficou satisfeito em poder contribuir e conseguir concretizar o que é esta mudança para o público presente. 

“Essa transformação pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas quando materializamos os próximos passos e mostramos que aquilo não é uma dor, mas sim uma oportunidade, temos um ganho fantástico tanto para o lado do cliente quanto para o lado da empresa”, finaliza.

Confira aqui a cobertura completa do evento no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Compartilhe: